sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Bem Vindos

As novas tecnologias apresentam-se, nos dias que correm, como dados adquiridos, os quais ninguém consegue ignorar. A evolução da sociedade baseia-se no uso, cada vez mais capaz, das inovações tecnológicas e de todas as suas vertentes.

O séc. XXI tem-se definido, até ao momento, pela generalização das aprendizagens necessárias para lidar com toda a panóplia de aparelhos e sistemas de informação, de relacionamento social e de desempenho profissional, que têm populado o planeta. E é perante esta realidade que urge envolver, desde a mais tenra idade, os cidadãos da, cada vez mais chegada, “aldeia global”. Tal envolvência só será possível se houver uma consciencialização evolutiva, por parte das escolas, desenvolvendo estratégias e percursos educativos fortemente marcados pelos ensinamentos informáticos.
Assim, a Escola Internacional da Covilhã assume-se como plataforma de resposta às premências sociais, inserindo os seus alunos na aclamada “aldeia”, através do uso faseado desse aparelho indispensável, o computador. Desde o pré-escolar, ao 2º ciclo, todas as crianças da escola têm aulas de informática, denominadas de TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação).

Nessas aulas, as capacidades cognitivas e intuitivas são trabalhadas, desde o simples ligar do aparelho, às aquisições mais aprofundadas no uso, sempre consciente, da Internet, de programas de edição de escrita e de imagem, todos os caminhos desenvolvidos pela “velhinha” linguagem binária, constituem alvo de estudo e de prática.
E para que os demais envolvidos na educação dos nossos aprendizes possam acompanhar este processo, brotou este blog. O seu crescimento será alimentado pelos vários projetos desenvolvidos nas aulas de TIC. Semanalmente, os pequenos informáticos aditarão conteúdos e conquistas efetuadas, partilhando com o mundo os desafios ultrapassados e aprendizagens realizadas. A si, que visita este espaço, cabe saudar e exortar a continuidade e a crescente autonomia dos educandos, desenvolvendo, de forma concertada, as perícias e capacidades tecnológicas, quais alavancas de sucesso pessoal, profissional e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo à secção de comentários.
Por favor deixe a sua mensagem.
Obrigado.