terça-feira, 2 de outubro de 2012

Experiência - Mar de Cores - 3.º e 4.º ano


Hoje, a turma do 3.º e 4.º ano, fez uma experiência que fazia lembrar um mar de cores!  
Num recipiente deitámos leite e algumas gotas de corante alimentar.   



Depois molhámos um palito em detergente e deitámos uma gota no leite… E os corantes “explodiram”. Deitámos mais uma gota e aconteceu outra explosão!
Melhor que a explicação é um pequeno vídeo que fizemos.  


Explicação 
O leite é essencialmente constituído por água, mas também por proteínas e gorduras.
Quando colocamos os corantes na superfície do leite, eles não se misturam - cada corante forma uma mancha separada da outra.
No momento em que colocamos o detergente dentro das manchas, elas parecem explodir! Isto acontece porque o detergente quebra as forças entre as proteínas e as gorduras e enfraquece a tensão superficial, fazendo as gorduras movimentar-se.
A tensão superficial acontece porque as moléculas de leite na superfície sofrem um grande atração entre elas. No interior do líquido, todas as moléculas do leite sofrem essas mesmas forças de atração, mas em todas as direções. As moléculas de leite na superfície sofrem a atração apenas das moléculas na horizontal e das outras que estão abaixo, já que em cima tem apenas ar.
Como o número de moléculas que se atraem é menor, existe uma "compensação": uma força de atração maior acontece na superfície, formando quase uma "pele" acima do leite. 
É a chamada TENSÃO SUPERFICIAL. O detergente consegue ROMPER a tensão superficial e as cores explodem! E depois misturam-se formando padrões de cores incríveis quando se movimenta o cotonete.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo à secção de comentários.
Por favor deixe a sua mensagem.
Obrigado.