quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Poemas - 4.º ano


Foi proposto à turma do 4.º ano a criação de uma poesia. Foi difícil arranjar as rimas, mas ficaram umas belas pérolas!  

Academias, piano, Ballet,
São muitos afazeres.
 Estou sempre muito ocupada,
Sem tempo para os deveres.

Notas, pautas e colcheias,
Tantas voltas, saltos e piruetas,
Que fico a fazer caretas.

Os olhos fitam a partitura,
Quando o piano vou tocar.
Pouso as mãos nas teclas
As cordas começam a vibrar.

Catarina Dias 

Na escola estamos a aprender
Os números as letras e o mais.
Divertido é que aprendemos a ler
Livros, revistas e jornais.

Eu adoro a minha escola,
E os meus amigos também.
Levo ao ombro a sacola,
Sem ajuda de ninguém.

Lápis e papel
Borracha e caneta
Afia e pincel
Livro e caderneta

Vestidos de azul e verde
De saia ou calção.
Esta é a escolinha,
Que trago no coração

Já estou no quarto ano
O tempo passa a correr
Mas as aventuras desta escola
Nunca me vou esquecer.

 Joana Lobato Pereira

Gostava de ter um pardal,
ou pelo menos um pássaro.
Ou simplesmente um animal,
que não seja raro.

Quando estou de férias
com outras pessoas jogo à bola.
Começo a estudar matérias
quando  começa a escola.

No inverno,
fico em casa dos meus avós.
Às vezes levo para lá o meu caderno
que pena não fazerem filhós.

João Resende 


As festas são como contas,
Temos de andar sempre a pensar.
Parecemos umas baratas tontas,
Sempre a rimar.

Temos de andar a ensaiar,
E a preparar.
Mal temos tempo para brincar,
Que a azar!

Estamos sempre a trabalhar,
É uma animação.
E não conseguimos parar,
Porque estamos sempre a malhar.

Maria Ruiz

A nave é pequena,
É bastante engraçada.
É muito complicada,
É redonda com duas antenas.

O Pedro ficou assustado,
Porque estava maravilhado.
Um pequeno ser da nave saiu,
Ele ficou encantado.

O ser era verde com antenas.
Mas não tenha pena.
Três olhos tem,
É um ser do além.

O Pedro ficou a pensar,
Como podia explicar.
O que tinha avistado,
Era um ser complicado!

Rodrigo Carvalho

Os números são da matemática,
Grandes ou pequenos.
É quase igual à gramática,
Temos contas de mais ou de menos.

De dividir ou de vezes,
Também temos numeração romana.
E passamos meses,
A aprender numeração muçulmana.

Os números naturais,
São meus amigos.
São como animais
Foram anos bem vividos.
  
 Rodrigo Gomes




Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo à secção de comentários.
Por favor deixe a sua mensagem.
Obrigado.